Sabia que em Portugal as mulheres ainda ganham menos 14,8% do que os homens?
O fosso salarial entre homens e mulheres diminuiu mas as mulheres continuam a ganhar menos do que os homens: em média, menos 14,8%!
O princípio de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor” | #EUMEREÇOIGUAL
A igualdade salarial já é Lei. Agora é preciso que seja uma realidade!
A campanha pela Igualdade Salarial, promovida no âmbito dos 40 anos da CITE e apresentada em junho de 2019, está de regresso na primeira quinzena de novembro de 2019.
A campanha pretende sensibilizar, esclarecer e motivar toda a sociedade para a mudança de paradigma.
Veja o filme da campanha “EU MEREÇO IGUAL”.
A primeira edição do "Barómetro das diferenças remuneratórias entre Mulheres e Homens", foi apresentada no referido Seminário Internacional sobre Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens. Esta edição do Barómetro tem por base os dados dos Quadros de Pessoal de 2017 e reporta-se a todo o país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
O Barómetro pretende ser uma ferramenta de apoio à reflexão, monotorização e promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor, no âmbito da Lei n.º 60/2018, de 21 de agosto.
Divulga informação sobre remuneração base e ganho, respetivos trabalhadores por conta de outrem e Gendar Pay Gap (GPG) para o cruzamento de diferentes variáveis:
- Distrito / Atividade Económica (CAE Revisão 3 - Secção) - Antiguidade
- Distrito / Atividade Económica (CAE Revisão 3 - Secção) - Nível de Habilitação
- Distrito / Atividade Económica (CAE Revisão 3 - Secção) - Profissões (CPP 2010 - 1 digito)
- Distrito / Atividade Económica (CAE Revisão 3 - Secção) - Qualificações
Pode consultar a folha destaque do Barómetro com os principais resultados.
Como forma de assinalar este dia o GEP disponibiliza uma síntese com os principais resultados "Dia nacional da Igualdade Salarial - 8 de novembro de 2019", na coleção do GEP "Análises e Notas Técnicas"